Escolha uma Página

BLOG

você sabe meditar?

A capacidade de direcionar e manter nossa atenção através da meditação é uma habilidade extremamente valiosa que pode nos apoiar no cumprimento de nossas metas na vida, ao mesmo tempo em que nos torna mais inteligentes, felizes e saudáveis no processo. A meditação foi estudada em mais de 1.500 ensaios clínicos desde 1967 por mais de 250 institutos de pesquisa independentes. Os resultados mostram que melhora a atenção, a memória, a criatividade, a empatia e a força de vontade, além de reduzir o estresse, a depressão e até mesmo a dor crônica – entre muitos outros benefícios.

 

No Oriente, os meditadores pesquisam os efeitos da meditação há milhares de anos, não com aparelhos de alta tecnologia, mas com seu próprio bem-estar mental, físico e espiritual como indicador. Os ensinamentos sobre meditação são tão apreciados e reverenciados nas culturas orientais que foram transmitidos desde os tempos antigos até hoje.

 

Talvez o maior benefício da meditação seja como ela nos ajuda a lidar melhor com os estressores diários. A capacidade de sermos mais calmos, atenciosos e conscientes em relação a nós mesmos e aos outros quando a vida se torna difícil é uma mudança profunda. Em vez de reagir habitualmente a transtornos maiores ou menores com preocupação, mudanças de humor e diálogo interno constante, a meditação nos leva à realidade refrescante do momento presente e a uma profunda consciência de nós mesmos, onde sabemos que o sofrimento é uma escolha.

MOTIVAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE MEDITAÇÃO

Um dos maiores desafios em estabelecer uma prática de meditação consistente é permanecer motivado e disciplinar-se para sentar-se uma e outra vez diariamente para meditar.

Existem inúmeras razões para meditar. Nossa motivação pode ser experimentar benefícios que são de curto ou longo prazos; pessoal ou profissional; físico, espiritual ou psicológico. Se somos inspirados a cultivar qualidades espirituais, melhorar nosso desempenho no trabalho ou simplesmente relaxar, desestressar e aproveitar mais nossa vida, cada um de nós chega com uma motivação única para meditar. Como na mudança ou formar qualquer novo hábito, identificar claramente a nossa motivação principal e mais urgente nos ajudará a retornar de novo e de novo e ser mais propensos a ficar com a nova prática e experimentar resultados duradouros.

 

Dicas para tornar a meditação um hábito

– Medite de manhã. Quanto mais o dia se esgota, mais nossa força de vontade fica exaurida e mais distrações surgem.

– Encontre o tempo em sua manhã quando você está mais revigorado e inspirado e faça disso o seu tempo de meditação diário. Para algumas pessoas, é a primeira coisa quando elas acordam. Para outros, é depois de café, tomar banho ou fazer exercícios. Conheça a si mesmo.

– Isso ajuda a escolher um tempo específico e ficar com ele. Assim como seu corpo sabe quando é hora de acordar, hora de dormir ou hora do café, seu corpo se acostumará a meditar se for feito na mesma hora todos os dias. Ele irá cooperar e tornar mais fácil para você.

– Encontre um local tranquilo em sua casa que seja seu lugar para meditação. Pode ser útil criar um altar ou organizar seu espaço de uma maneira que seja inspiradora e não distraia. Escolha alguns itens que sejam significativos para você. Basta estar neste local irá ajudá-lo a querer sentir-se meditando.

 – Comece pequeno. Decida sobre um objetivo que é factível para começar. Tente a abordagem 5: 2 (5 minutos duas vezes por dia). É melhor se comprometer com 5 minutos de meditação todos os dias, e realmente fazê-lo, do que se comprometer com 45 minutos por dia e parar depois dos primeiros dias.

 – Faça exercício! Estar do lado de fora pelo menos uma vez por dia e movimentar seu corpo irá ajudá-lo a ter mais energia e força de vontade para meditar. Mesmo uma caminhada de 5 a 10 minutos na natureza pode refrescar e reequilibrar o sistema nervoso e ajudar a eliminar a energia estagnada.

 – Estique-se! Fazer yoga ou mesmo apenas alguns alongamentos antes da meditação ajuda muito a trazer a mente para o momento presente.

 – Separe atividades conscientes. Comprometa-se a fazer certas atividades da forma mais atenta possível, sem distrações como TV, rádio, falar ao telefone ou olhar para o computador. Pode ser tão simples quanto dedicar seu tempo de banho a estar totalmente presente, notando as sensações da água morna, os aromas do sabão, etc.

0 comentários

Olá! Meu nome é Fernanda Tognon.

Eu sou instrutora de Yoga e terapeuta holística de autoconhecimento. Minha paixão é compartilhar o amor pelo yoga, cura energética, autoconhecimento e espiritualidade.

Seja bem-vinda ao nosso cantinho feito com muito amor e carinho!

Categorias 

YOGA LIFESTYLE

VIDA EQUILIBRADA

ENERGIA E ESPIRITUALIDADE

QUER TER UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA E PRÓSPERA?

CADASTRE-SE E RECEBA GRATUITAMENTE O EBOOK:

siga no instagram

@fernandatognon

me acompanhe no app

contato

+55 (82) 98171-7022

tognon.fernanda@gmail.com

Site criado por AFETO DESIGN.

© One Divine Flow – Todos os direitos reservados.

Fotos por MARIANA MARQUES