Escolha uma Página

BLOG

a mente, o intelecto e o ego

Saber como o seu corpo sutil – a mente, o intelecto e o ego – funciona é essencial para conhecer a si mesmo. Discernir entre cada nível pode ajudá-lo a decidir quais partes do corpo sutil você usará ao fazer escolhas na vida, e desenvolver essa consciência pode se traduzir em confiança, conforto e facilidade enquanto navega pela vida.

 

A mente: reativa

A mente faz com que você reaja rapidamente – às vezes fazendo ou dizendo coisas sem pensar.

A mente coleta e categoriza a entrada dos cinco sentidos. É o centro de controle onde o estímulo é interpretado e o centro de processamento para os dados brutos do mundo. A mente produz emoções, sensações e memórias. Alguns desses dados são processados ​​usando lógica rápida, e a mente decide qual deve ser a resposta. Por exemplo, quando sua mão acidentalmente toca um elemento quente em um fogão, seu sistema nervoso processa essa entrada e direciona sua mão para afastar-se do calor antes que você tenha tempo para pensar. Essa resposta ajuda a evitar que você se queime toda vez que estiver perto de um fogão.

Às vezes, as respostas que a mente gera não são úteis. Muitas pessoas entram em pânico se estão em espaços apertados. Essa é uma resposta que a mente adquiriu – talvez de um medo de infância ou de uma experiência negativa do passado em um espaço pequeno. A mente obtém os dados do sistema nervoso e os interpreta como um espaço apertado. Então a mente, bem como um computador, procura em seus arquivos por experiências de pequeno espaço. Se se deparar com uma lembrança negativa, a mente imediatamente libera substâncias químicas e desencadeia uma reação de medo antes que o intelecto tenha a chance de examinar essa situação e escolher uma resposta.

 

O intelecto: pensativo

O intelecto ajuda você a analisar uma situação – pesando cuidadosamente as opções – para responder de maneira ponderada.

O intelecto observa uma situação, discrimina e depois determina uma ação. Através do intelecto você pode obter entendimento. O intelecto comumente usa a lógica lenta, fazendo uma lista de prós e contras mentais antes de chegar a uma conclusão. Infelizmente, as listas são frequentemente baseadas em impressões do passado chamadas Samskara – padrões energéticos não examinados do passado que você traz para o seu presente.

Hábitos de comer doentio, perfeccionismo ou materialismo podem resultar de deixar esses pensamentos sem exame. A meditação pode mudar antigos padrões (da história pessoal ou da composição genética) e liberar esses bloqueios de energia do passado que se tornaram parte do seu intelecto.

Com o exemplo de sentir medo em um espaço apertado, o intelecto pode reconhecer que não há perigo em lugares pequenos. O intelecto pode optar por substituir a resposta do medo por respirações profundas ou por uma afirmação como “Estou calmo e confortável”. O intelecto pode ajudar a treinar a mente a iniciar uma resposta diferente.

 

O ego: autofocado

O ego faz com que você faça escolhas com base em como você é percebido pelos outros ou por si mesmo, e pode impedi-lo de se conectar ao seu verdadeiro eu.

O ego envolve as camadas de descrições que você atribui a quem você é, incluindo sua posição e posses. Quando você pergunta “Quem sou eu?”, Você pode responder “Sou mãe, filha, irmã, amante de animais e vegetariana”. Quando você está entrando em um elevador, o ego pode lembrá-lo de que você é alguém atlético. pedindo-lhe para subir as escadas. Você usa palavras para descrever quem você se identifica como hoje – lembre-se, antes de ter um filho e se chamar de mãe, você ainda era você. Essas palavras mudam continuamente. Quando você tira todas essas camadas, o verdadeiro eu – ou espírito – pode brilhar.

Compreender como o seu corpo sutil funciona pode ajudá-lo a reconhecer que você tem uma escolha em cada situação para expressar certos aspectos da mente, do intelecto ou do ego.

O que você escolherá cultivar em sua vida?

Desenvolver o intelecto pode ajudar a refrear a reatividade da mente e aquietar o ego pode deixar a alma brilhar – levando-o para mais perto de operar a partir de um nível de verdadeiro eu.

LEMBRE-SE:

O que você foca, expande.

Onde você esta colocando a sua energia?

0 comentários

Olá! Meu nome é Fernanda Tognon.

Eu sou instrutora de Yoga e terapeuta holística de autoconhecimento. Minha paixão é compartilhar o amor pelo yoga, cura energética, autoconhecimento e espiritualidade.

Seja bem-vinda ao nosso cantinho feito com muito amor e carinho!

Categorias 

YOGA LIFESTYLE

VIDA EQUILIBRADA

ENERGIA E ESPIRITUALIDADE

QUER TER UMA VIDA MAIS EQUILIBRADA E PRÓSPERA?

CADASTRE-SE E RECEBA GRATUITAMENTE O EBOOK:

siga no instagram

@fernandatognon

me acompanhe no app

contato

+55 (82) 98171-7022

tognon.fernanda@gmail.com

Site criado por AFETO DESIGN.

© One Divine Flow – Todos os direitos reservados.

Fotos por MARIANA MARQUES